António Arêde licenciou-se em Engenharia Civil (Estruturas) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em 1987, obteve o grau de Mestre em 1992 e de Doutor em 1997, em Engenharia Civil na FEUP.As suas principais áreas de estudo são Engenharia Sísmica, Reabilitação Estrutural, avaliação experimental e numérica de comportamento cíclico de estruturas, monitorização estrutural de construções antigas.

É Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da FEUP onde exerce a sua atividade desde 1990.

É Director e co-fundador do Laboratório de Engenharia Sísmica e Estructural (LESE) da FEUP desde 2002.

É autor e co-autor de cerca de 180 publicações científicas em revistas e atas de conferências nacionais e internacionais, sobretudo nos domínios de Engenharia Sísmica, Reabilitação de Estruturas (Antigas em particular), com enfoque na avaliação experimental e numérica.

Orientou e orienta 10 teses de doutoramento (4 concluídas) e 25 teses de mestrado.

É investigador principal de 2 projetos de investigação e membro da equipa de 13 outros projetos.

Presentemente as suas atividades têm especial ênfase na análise experimental de estruturas antigas de alvenaria de pedra e também de estruturas de betão armado no moderno, incluindo monitorização estrutural. Presta apoio de consultoria técnica estrutural de construções históricas tuteladas por instituições públicas e/ou privadas. Investigação anterior focou-se no desenvolvimento de modelos numéricos para o comportamento cíclico de elementos de betão armado.