Alfredo Campos Costa, é Investigador Principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde exerce as funções de coordenação de ciência e tecnologia do Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas.

Licenciou-se em engenharia civil pela Universidade Católica do Paraná em 1981 e doutorou-se pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1994.

É especialista em Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas, análise probabilística de perigosidade sísmica (PSHA) e do risco sísmico (PSRA), caracterização da vulnerabilidade sísmica de estruturas in-situ e em ensaios sísmicos de modelos físicos em mesas sísmicas.

É membro da Sub-Comissão 8, SC8, para a elaboração do Documento Nacional de Aplicação do Eurocódigo 8.

Foi auditor científico do Mediterranean Major Hazards Agreement (EUR-OPA), plataforma para a cooperação entre os países europeus e mediterrânicos em matéria de grandes catástrofes naturais e tecnológicas.

Integrou a equipa científica internacional de avaliação impacto económico e social para a crise sísmica de L'Aquila, organizada pelo Monitoring Information Center (MIC) da CE.

Foi coordenador científico em 30 projetos de I&D&I financiados pela União Europeia no âmbito do 4º ao 7º Programas-Quadro da EU e em cerca de uma dezena de projetos de investigação financiados pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT) e QREN.

Coordenou as actividades de mais de 100 estudos de consultoria técnica do LNEC contratados por entidades nacionais públicas e privadas.

Foi orientador de 7 teses de doutoramento desenvolvidas no LNEC tendo sido convidado para membro do júri de cerca de duas dezenas de provas de doutoramento.

É autor e/ou co-autor 18 capítulos de livros, 14 Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, 6 Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica, 152 artigos científicos publicados em atas de conferências nacionais e internacionais, 96 Relatórios científicos, 50 comunicações orais por convite em conferências, seminários ou em cursos avançados organizados por instituições nacionais e internacionais.