Paulo B. LOURENÇO é professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e Co-Diretor do Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (www.isise.net).

Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1990 e doutorou-se pela Universidade Técnica de Delft, Países Baixos em 1996.

Especializou-se na área dos ensaios não destrutivos, técnicas avançadas de análise numérica e experimental, técnicas de reforço inovadoras e engenharia sísmica.

É especialista em conservação de construções antigas e trabalhou como consultor em mais de 75 monumentos numa dezena de países, incluindo diversos casos classificados como Património da Humanidade tais como a Sé do Porto, o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo em Tomar, o castelo de Guimarães, o Qutb Minar (Nova Deli, Índia), as igrejas de Famagusta (Chipre) ou a Catedral da Cantuária (Reino Unido). Consultoria e projeto em reparação e reforço de estruturas, e em alvenaria estrutural e não estrutural, incluindo 3 estádios do Euro 2004.

É coordenador do Mestrado Europeu Erasmus Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (www.msc-sahc.org).

É editor do International Journal of Architectural Heritage: Conservation, Analysis and Restoration e co-editor da série de conferências Structural Analysis of Historical Constructions. É membro do Comité em Estruturas Históricas do International Council of Monuments and Sites – ICOMOS e Presidente do Conselho Consultivo do ICOMOS Portugal.

Foi supervisor de mais de 40 teses de doutoramento e 50 teses de mestrado, e coordenador de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. É autor de mais de 1000 publicações técnicas e científicas, com um índice h de 28 (Scopus).